Ao longo dos anos e, em função do desenvolvimento acelerado das novas tecnologias e de novas linhas de pensamento, têm-se vindo a desenvolver uma série de metodologias para a análise e resolução de problemas nas empresas e organizações. A maior parte delas pressupõem modelos complexos e sofisticados que se baseiam em raciocínios lógicos e racionais.
Desde o século XX que esta verdade tem emergido, parecendo ser a única e verdadeira verdade, pois temos a ideia que sempre pensamos assim e temos a certeza que esta é a única “verdade”.
Este pensamento exclusivamente racional tem muito pouco tempo, se compararmos com as 7.500 gerações que existiram antes da nossa: os antigos não pensavam assim, eram integradores de várias formas de pensamento, analisando os problemas no seu todo com base nas várias ciências e filosofias existentes.
Ao longo do tempo, começou-se a verificar a ineficácia de algumas metodologias, que julgávamos excepcionais, mas que olham para partes do problema e não conseguem abranger o todo.
Com o pensamento sistêmico, inicia-se uma maneira diferente de analisar estas dinâmicas, procurando olhar para todo o sistema, para a interação entre os elementos do sistema e entre estes e o sistema. Todos os sistemas, em que o Homem é um dos elementos, têm estas características (família, amigos, grupos, clubes, associações, empresas, organizações, governo, universidades, etc.).
Assim, começam a emergir novas formas de pensamento e novas formas de olhar para os problemas. A metodologia das Constelações Organizacionais é, talvez, uma das primeiras que nos ajuda a olhar para o sistema como um todo e utiliza os sentidos e as emoções para conseguir chegar a soluções duma forma rápida e eficaz.
Estamos a falar de intuição ou outras formas de acesso à informação, que entendemos, porque é “evidente”, embora muitas vezes não conheçamos o mecanismo para aceder. Procuramos assim, formas simples e intuitivas de entender os problemas, “falando” uma linguagem simples, talvez a “linguagem das crianças”, que ao longo dos anos fomos esquecendo.
Desta forma, os participantes terão acesso, duma forma rápida e intensiva, a conhecer e aprender esta metodologia inovadora, para que, no futuro, possam desenvolver as suas competências, adequando-as ao perfil de cada um.
Empresários, gestores e consultores estão a tornar-se cada vez mais curiosos e intrigados com as soluções encontradas, sempre que são utilizadas as constelações organizacionais e o pensamento sistêmico.
Este movimento crescente de entusiasmo e descoberta em relação ao que as constelações organizacionais e o coaching sistêmico podem oferecer, impulsionou-nos a organizar um novo curso, com novas idéias e formatos, no sentido de dar a conhecer todas as técnicas necessárias para uma utilização correcta deste método excepcional.
Venha conhecer esta surpreendente metodologia que está a revolucionar as empresas e organizações: aprenda a utilizar a ferramenta do Século XXI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário